6 Tendências instrucionais para 2017

O setor de e-learning cresceu em relação à abordagem tradicional e adotou metodologias de aprendizagem modernizadas que favorecem materiais educacionais para alunos e profissionais em todo o mundo. Os designers instrucionais estão usando as últimas tendências para oferecer experiências de aprendizagem de alto nível aos usuários.

 


 

As Tendências de e-learning para Designers Instrucionais em 2017

 

O escopo do Design Instrucional percorreu um longo caminho, considerando que a crescente conscientização sobre a área foi bastante evidente por sua popularidade. Os órgãos de credenciamento em todo o mundo estão mais rigorosos a respeito de diferentes institutos de treinamento e órgãos educacionais para, assim, poder preparar programas de treinamento altamente exigentes aos profissionais.

A maior parte da demanda para designers instrucionais vem a partir do aprendizado de ferramentas e tecnologia associadas ao seu trabalho. Estudantes em todo o mundo mostraram que existe a necessidade de uma mídia digital sofisticada para o propósito da aprendizagem. O objetivo é fazer com que a interação e o engajamento do aluno com o material de estudo seja melhor. A diversidade permite que os alunos experimentem a fase de aprendizagem em novos formatos e mídias.

Educadores experientes e designers não estão mais satisfeitos com os recursos das apresentações do PowerPoint e estão na busca constante de maneiras criativas de expressar sua mensagem para alunos em todo o mundo. O desafio é preencher a lacuna entre os estudantes e os provedores de conhecimento. As tendências abaixo são aquelas que os designers precisam praticar ao longo de 2017, a fim de entregar conteúdo e conhecimento da maneira mais convincente.
 

1. Realidade Aumentada (RA)


Sim! Estamos experimentando e desfrutando do conceito e das aplicações de jogos de realidade virtual (RV), mas, para a realidade aumentada, o melhor ainda está por vir. Mesmo que a realidade virtual esteja sendo usada em uma infinidade de dispositivos e empresas de desenvolvimento de aplicativos móveis, a conquista da realidade aumentada na área educacional e de aprendizado eletrônico é inevitável.

A Realidade Aumentada é muito mais avançada e excitante que o seu antecessor. Além disso, o script e o design de ferramentas e programas de instrução em RA são muito mais baratos e atraentes do que os programas orientados para RV.

É óbvio que os profissionais podem esperar dos provedores de educação um aumento na demanda de aplicativos e ferramentas móveis integrados na RA, e essa tendência não deve parar cedo.

A tecnologia de realidade aumentada está intimamente associada a experiências de aprendizado confiáveis, criativas e transformadoras que possuem um registro evidente de treinamentos acadêmicos e profissionais. As estatísticas e a aceitação do aluno são suficientes para indicar a importância da inclusão da realidade aumentada na descrição do trabalho dos designers instrucionais.
 

2. Textos digitais


Hoje, os provedores de educação em todo o mundo estão colocando grande ênfase em conteúdos 100% online e aprendizagem assíncrona. Contudo, passando o tempo, a preferência por uma biblioteca offline desses materiais de estudo e pela opção de acesso pelo smartphone vêm aumentando drasticamente.

A aplicação da opção de livros didáticos digitais, evidentemente, melhorou o nível de realizações acadêmicas e taxas de abandono escolar. Em 2017, os designers instrucionais empregam ativamente o uso desses livros digitais para proporcionar conveniência e uma experiência de aprendizado altamente envolvente.
 

3. Análise de Aprendizagem


A análise de aprendizagem provou ser altamente bem-sucedida no mundo do comércio eletrônico, o que contribuiu muito para o conceito de “business intelligence”. Os consumidores estão muito conscientes do comportamento dos cookies do navegador e de como eles invadem sua privacidade. Isso levou a mudança para a análise de aprendizagem.

Sistemas de gerenciamento de aprendizagem agora são usados para adquirir relatórios analíticos. O objetivo é personalizar os materiais de aprendizagem existentes e transformá-los em metodologias modernizadas para atender o aluno de várias maneiras. Em resumo, as análises de aprendizagem estão sendo direcionadas para fornecer uma experiência educacional mais personalizada ou mais centrada no aluno.
 

4. Microlearning


O Microlearning, ou a metodologia de entrega de conteúdo em pequenas partes, pode soar bastante auto explicativo e familiar, mas ainda não vimos o maior potencial da tendência. A mudança do aprendizado tradicional (em que os alunos são forçados a digerir volumes amplos e altamente rigorosos de conteúdo educacional) para a micro aprendizagem foi apreciada por alunos e profissionais em todo o mundo.

O Microlearning permite que os designers instrucionais criem e gerenciem conteúdo em módulos curtos que funcionam entre os intervalos de 90 a 120 segundos. Imagens pequenas, vídeos animados, apresentações e exercícios simulados terminam de forma abrupta e são seguidos por questionários rápidos, que são um feedback instantâneo e orientado sobre como passar pelo programa completo de aprendizado.
 

5. Aprendizagem baseada em jogos


Não é exatamente um novo conceito, mas a aprendizagem baseada em jogos está definitivamente em ascensão por algum tempo. Uma metodologia de aprendizagem baseada em jogos exige técnicas de design instrucional com mais tato, que é dominado por uma prática constante ao invés de ser um esforço único. Hoje, os instrutores são capazes de criar jogos altamente interativos e envolventes para estudantes em todo o mundo.

O aprendizado baseado em jogo incorpora estratégias realistas de narração de histórias e mais algumas características interessantes, como personagens principais que se apresentam como avatares, feedback intencional e elementos mais fortes que ligam os objetivos de aprendizagem ao ambiente de jogo. O objetivo final é criar motivação e engajar o usuário enquanto absorve conteúdo baseado em jogos. Dado o aumento da mudança de uma simples e congestionada tecnologia de aprendizagem somente de texto, a aprendizagem baseada em jogos, mais dinâmica e interativa, certamente é a chave para o desenvolvimento instrucional.
 

6. Interfaces naturais para usuários


A demanda para exibir os materiais de aprendizagem da maneira mais fácil possível é definitivamente bastante alta. Vários sistemas de instrução e de gerenciamento de aprendizagem estão agora remodelando seus produtos para criar interfaces melhores e mais envolventes ao aprendizado.

É uma prática comum para designers instrucionais testarem os resultados do programa de aprendizagem, editarem o conteúdo e promoverem a dinâmica da interface. Aqui, o ponto principal é a experiência do usuário, o que incentivou os designers de instrução a trabalharem nesta tendência de forma mais agressiva que antes.
 

Palavras finais


Todas as tendências acima podem parecer familiares para alguns, mas a prática sempre crescente para designers instrucionais é algo que está contribuindo fortemente para sua aceitação global. Portanto, essa é a hora em que os profissionais de instrução começam a dominar essas tendências e continuam a entregar conteúdo nas formas mais criativas e tentadoras para os alunos em todo o mundo.

Confira outros artigos que podem te interessar

Como formar multiplicadores internos: um guia prático

Como formar multiplicadores internos: um guia prático

Identifique colaboradores com potencial Para ser um bom multiplicador interno, um colaborador precisa ter vontade de compartilhar conhecimento. Nada de querer “obrigar” os colaboradores a serem multiplicadores: além de gerar frustração, vai acabar comprometendo o...

read more
5 Benefícios de ter multiplicadores internos

5 Benefícios de ter multiplicadores internos

Qualificação de colaboradores Os multiplicadores internos ajudam a organização a prover o treinamento necessário para que as pessoas realizem o trabalho da melhor forma possível e pensem em soluções fora da caixa. Nesse sentido, pode-se esperar uma...

read more
Como usar a gamificação em processos seletivos?

Como usar a gamificação em processos seletivos?

O que é gamificação em processos seletivos? Gamification é a utilização de técnicas e conceitos de jogos digitais em processos cotidianos da empresa. Ou seja, gamificar um processo seletivo significa utilizar rankings, recompensas, conquistas de status e...

read more

Pin It on Pinterest

Share This
Close Bitnami banner
Bitnami