7 Boas Práticas ao produzir Podcasts de eLearning

Podcasts são divertidos, mobile-friendly e de fácil compreensão. Quando os alunos precisam de uma dose rápida de informações basta colocar seus fones de ouvido e dar play. Veja neste artigo 7 boas práticas para criar podcasts de eLearning que são o complemento perfeito para qualquer estratégia de ensino.


 

Como produzir podcasts de eLearning

Existem situações onde seus alunos precisam de acesso fácil à informação, porém eles não têm acesso à internet o tempo todo. Podcasts, em geral, são portáteis e práticos. Ao invés de ter de assistir vídeos on-line e tutoriais, os alunos podem baixar podcasts de eLearning relacionados ao assunto. Criar bons podcasts de eLearning envolve diversos aspectos: áudio de alta qualidade, planejamento cuidadoso, e um conhecimento aprofundado do assunto. A seguir 7 boas práticas para a produção de podcasts para o seu curso de eLearning.

1. Defina seu público/ assunto

A primeira coisa que você precisa para produzir podcasts de eLearning é um assunto específico, que ofereça uma variedade de pontos de discussão. Analise o assunto e escolha alguns conceitos de destaque, em seguida, crie um mapa mental com ramificações para cada um. Por exemplo, se você está criando uma série de podcasts de eLearning para o desenvolvimento de habilidades sociais, você deve escolher alguns conjuntos de habilidades que estão no topo da lista. Pense em todos os principais pontos de discussão para a primeira habilidade, como os benefícios reais que ele oferece, como construir a habilidade, e por que seus alunos precisam dela. Você terá informação suficiente para produzir pelo menos um podcast de eLearning de 10 a 15 minutos. É importante se concentrar em um único tópico, a fim de evitar a sobrecarga cognitiva e confusão do aluno. O objetivo é explorar todas as ideias e conceitos fundamentais em um episódio, em vez de apenas explorar superficialmente vários temas.

2. Crie um plano de ação

Antes de ligar o microfone você deve criar um storyboard ou um esboço geral do que você vai cobrir e quanto tempo você vai gastar em cada sub-tema. Não deixe muito estruturado, porque você quer que o podcast se pareça com uma conversa casual ao invés de algo roteirizado. Se você está hospedando uma série de podcasts de eLearning, crie um plano de ação para o seu canal. Por exemplo, uma agenda para os tópicos que você vai cobrir ao longo dos próximos meses, incluindo as datas de envio.

3. eLearning podcasts e Social Media caminham lado a lado

eLearning Podcasts são envolventes, mas a maioria dos alunos vai ouvi-los por conta própria. Porém, é possível integrar as mídias sociais em sua estratégia de eLearning, tais como grupos de Facebook ou hashtags do Twitter, para fazer seu podcasts ainda mais eficiente. Incentive seus alunos a deixar comentários enquanto eles estão ouvindo o podcast e compartilhar as suas opiniões sobre o tema. Se você está hospedando um podcast de eLearning ao vivo, os alunos podem até mesmo deixar as suas perguntas para você responder durante o podcast.

4. Convidar entrevistados, especialistas, etc

Se você quer cobrir um tópico em seu podcast, mas você sabe que você não é a pessoa mais qualificada para o assunto, por que não convidar um especialista para participar do podcast? Mesmo se você é bem versado sobre o tema, ter alguém que contribua pode oferecer aos seus alunos uma perspectiva diferente e melhorar a sua compreensão. Apresente-os no início e mencione suas qualificações para que seu público saiba que eles podem trazer informações relevantes. Pesquise em grupos de LinkedIn ou de outras redes de profissionais se você tiver problemas para encontrar um especialista para entrevistar. Dê-lhes algum incentivo para participar, como a promoção do seu site ou um livro durante o evento.

5. Descubra a melhor forma de gravar e editar

Você precisa de um microfone de boa qualidade, de um software de gravação de áudio e ferramentas de edição para criar um ótimo podcast de eLearning. Ruído no fundo só vai distrair o seu público do assunto do podcast. Há uma série de ferramentas gratuitas de baixo custo de produção que podem ser usados para polir o áudio e conseguir uma boa qualidade, mesmo se você não tem nenhuma experiência. Em caso de dúvida, dicas e tutoriais na internet podem ajudar.

6. Mantenha os episódios breves, porém com conteúdo

Podcasts que são muito curtos não fornecerão informações suficientes aos ouvintes. Por outro lado, podcasts que são muito longos serão mais difíceis de digerir por terem muita informação. Uma boa regra é manter os podcasts de eLearning entre 10 a 15 minutos de duração. Tenha em mente que os alunos vão ouvir seu podcast durante seu “tempo livre”. Se você está falando sobre um assunto que é mais complexo você pode considerar dividi-lo em 2 ou 3 episódios.

7. Encontre sua Voz

Seu podcast deve soar natural, como uma conversa. Planeje bem o que você vai falar e sempre considere alguns pontos sobre o seu público: Qual o seu nível de experiência no assunto? Eles são profissionais experientes que já sabem todos os termos realcionados à área, ou são recém-chegados? Eles vão entender os termos técnicos que você vai utilizar? Você usará um tom mais natural, ou sério? Encontre a sua voz antes de começar a gravação para que você mantenha a coerência ao longo de todo o podcast.

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