Como aplicar o LNT na sua empresa?

O que é LNT?

De forma prática, podemos dizer que o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) é o processo de identificar dificuldades, lacunas e oportunidades de crescimento do time.

As necessidades deste levantamento são, basicamente, a diferença entre aquilo que o colaborador deveria saber fazer e o que realmente faz no dia a dia. Refere-se a carências de conhecimento ou habilidades no desempenho atual.

Com o LNT você consegue identificar essas brechas e traçar planos para melhorar performance dos seus colaboradores na sua organização.

Quais as vantagens de utilizar LNT?

Voltando à metáfora que utilizamos da construção de uma casa sem a planta. Se você resolvesse construir uma sem antes ter planejado, por exemplo, o que poderia dar errado?

Você poderia ter problemas relacionados à distribuição dos ambientes, ou quem sabe com a segurança da estrutura. Mas também não adianta fazer uma planta apenas para cumprir ordens regulamentadas e não utilizá-la. O mesmo raciocínio serve para o Levantamento das Necessidades de Treinamento, pois muitas organizações o fazem apenas para cumprir processo padrão de treinamento e desenvolvimento, e não como uma ferramenta para gerar resultados de fato.

Então, ao invés de assumir que todos os funcionários precisam de treinamento ou assumir que todos os funcionários precisam do mesmo treinamento, é sábio encarar o LNT como um recurso valioso e explorar ao máximo para conseguir extrair resultados satisfatórios.

Para tanto, a organização precisa entender o retorno que esta ferramenta pode trazer e dedicar tempo para levantar as informações com seus colaboradores, evitando assim gastos desnecessários por conta de falta de levantamento e planejamento.

Como aplicar LNT na minha organização?

Para que um Levantamento de Necessidades de Treinamento seja bem sucedido, é preciso saber separar o que pode ser resolvido com treinamento de fato, como por exemplo competências e habilidades que devem ser desenvolvidas, do que as lacunas que não podem ser resolvidas com treinamentos, como problemas de desempenho por falta de condições propícias ao trabalho ou de motivação para realizá-lo, por exemplo.

Análise crítica deste levantamento é essencial!

Quando tudo estiver registrado, cabe ao responsável pelo treinamento a construção de um diagnóstico que possa encontrar oportunidades de treinamento que irão melhorar performance dos colaboradores e resultados da organização.

Primeiramente, algumas análises precisam ser feitas para que sirva como guia. Divido ela em 4 etapas:

  • Análise Organizacional: Quais são os aspectos conectados com a missão, visão e valores dos objetivos estratégicos que o treinamento deverá reparar?
  • Análise dos recursos humanos: Qual o perfil dos colaboradores e quais são as competências necessárias que devem refletir, para que contribuam com o alcance dos objetivos estratégicos da organização?
  • Análise da estrutura do cargo: A partir da descrição de cargos, quais são as competências que os colaboradores terão que desenvolver para desempenhar adequadamente os cargos?
  • Análise do treinamento: Quais são os critérios que serão utilizados para a avaliação do programa de treinamento?

Veja o vídeo completo sobre assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=22YVhbvmXWo&feature=youtu.be

Confira outros artigos que podem te interessar

5 tendências de eLearning para 2021

5 tendências de eLearning para 2021

Principais tendências de eLearning em 2020 Mesmo antes da pandemia de coronavírus, a indústria de eLearning estava se expandindo em um ritmo constante. Mas agora, o fechamento da maioria das empresas e instituições educacionais levou a um crescimento explosivo, à...

read more
Como um LMS pode otimizar o trabalho do RH?

Como um LMS pode otimizar o trabalho do RH?

O que é LMS aplicado a empresas? Como você pôde perceber, o LMS dentro das empresas assume o importante papel de aliado nas ferramentas para a educação corporativa. Seu principal objetivo é realizar o processo de aquisição de novas competências para os colaboradores,...

read more

Pin It on Pinterest

Share This
Close Bitnami banner
Bitnami